O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

RETALHOS


 Autor : E. Figueiredo (*)



"Eu compreendo e aceito que a felicidade será sempre
pequenos retalhos na colcha da vida !"

                                           Caio Augusto Leite - Escritor
Numa palestra do maçonólogo Osvaldo Ortega (1927 - 2007), ele mencionou "Sou feito de retalhos...", o que deixou-me muito curioso e intrigado.  Ortega, em seus escritos e palestras, tinha por hábito utilizar metáforas provocando a mente dos seus ouvintes e leitores. 

A palestra versava sobre os valores sociais e o papel da Maçonaria, no seu trabalho de caráter social, com destaque para a ética, que ele denominava de Filosofia Moral ou Ciência Moral, que trata da análise e reflexão sobre as condutas humanas, tanto individuais, quanto coletivas e as normas morais, como principio dos comportamentos. O Irmão Ortega defendia que a Maçonaria é, por excelência, uma Entidade de Moral, pois seus princípios alcançam, em suas ações, os níveis mais elevados da Ética Universal.  A obra da Sublime Ordem, tanto material quanto espiritual, advém de um passado remoto. Educando e disciplinando, prepara seus adeptos para que participem na busca da verdade, dedicar-se aos valores sociais e elevando-os em sua dignidade, fazendo com que ajam com justiça, desfrutando da liberdade praticando a fraternidade e dedicando-se com amor à Humanidade.

Interrompida a palestra para o coffee break, aproximei-me do Irmão Ortega e perguntei o que ele quis dizer quando citou que era feito de retalhos.  Ele deu um sorriso enigmático, atitude peculiar nele, e falou que a explicação seria dada na segunda parte da sua exposição. 

O Irmão Ortega retomou a parte em que falava da ética: "Tenhamos em mira que a teoria aristotélica da moral é o fundamento dessa corrente do pensamento chamado ética !"  Fiquei o tempo todo ansioso pela sua explicação que, propositadamente talvez, ele deixou para o final da palestra.  Aí o Irmão Osvaldo Ortega, concluindo a palestra, disse:

___"Sou feito de retalhos ! Pode ter parecido muito estranho a minha declaração, mas vou explicar: A partir da minha Iniciação, na Maçonaria, cada ensinamento, que chamo de retalho, que eu recebia, fui ficando cada vez maior.  Em cada retalho, uma lição, em cada retalho, um exemplo, em cada retalho uma visão da Humanidade que me tornaram mais humano, mais ético, mais justo, mais complacente, mais filantropo, com um cabedal superior !  Sou a soma desses retalhos !"

Na mesma hora veio-me à lembrança um ensinamento da minha Mãe, parecido com do Irmão Ortega. 
 Ela me dizia:

___"Meu filho, a nossa vida é como uma colcha de retalhos, parecida com uma peça de mosaico,  Durante o decorrer da vida, você irá costurando, sem entender muito bem, emenda daqui, costura ali, aperta aqui, solta mais adiante e, de repente, terá uma colcha cheia de ensinamentos, parecendo uma peça de mosaico.  Será a sua formação !  A história de uma pessoa é como uma colcha de retalhos, formada de muitos acontecimentos, como alegrias, tristezas, sonhos, realizações e outras coisas mais !"

Se na época, como menino, eu não havia compreendido a analogia maternal, somada á explanação do Irmão Ortega a compreensão foi imediata.

Eu assimilei e jamais esqueci esses ensinamentos e acabei entendendo que,  nas instruções ministradas, na Sublime Ordem, há uma equivalência com retalhos, que unidos, compõem a formação da manta do Verdadeiro Maçom.

Nenhum Maçom poderá concretizar as metas da Ordem se não estiver embasado nos conceitos dos retalhos recebidos.  Aquele que foi iniciado e está imbuído do real objetivo da Maçonaria, saberá como receber os retalhos e costurá-los formando a sua COLCHA DE RETALHOS





(*) E. Figueiredo – é jornalista – Mtb 34 947 e pertence ao
                                               CERAT – Clube Epistolar Real Arco do Templo/
                                               Integra o GEIA – Grupo de Estudos Iniciáticos Athenas/
                                               Membro do GEMVI – Grupo de Estudos Maçônicos Verdadeiros Irmãos/
                                               Integrante do Grupo Maçonaria Unida

                                               Obreiro da ARLS Verdadeiros Irmãos – 669 – (GLESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário